Seguidores

quinta-feira, outubro 19, 2006

Previsão Estado Tempo de 20 a 27 Outubro

Continuação de um Outono à Antiga, no fim a Mudança temporária!

Um grande bem haja a todos os interessados.


Esta semana foi de verdadeiro Outono, nós é que estavamos mal habituados nos últimos Invernos e a continuação deste padrão vai-se prolongar pelo menos até ao dia 27 de Outubro.
Esta situação deve-se a um bloqueio no Atlântico Norte, i.e. um sistema de altas pressões na gronelândia que afecta a circulação atmosférica à saída do NE continente americano, fazendo com que exista um mergulho de depressões mais para sul acompanhando um jet stream forte, mas que posteriormente ainda é cortado após atravessar o centro do Atlântico, forçando-o ir mais para sul e sem energia para virar a norte. Isto irá permitir o desenvolvimento de frentes associadas ou de uma continua alimentação de núcleos depressionários, associados a ar mais frio, apesar de que as temperaturas vão-se manter entre os valores normais para esta época do ano..

Durante esta semana e em geral instabilidade, salvando-se os dia 21 e 23 que serão de transição entre sistemas que mesmo assim poderá ocorrer precipitação na forma aguaceiros fracos, permitindo assim a possibilidade de atempadamente planear da melhor forma os afazeres semanais.

http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR
Assim teremos:


Dia 20 – 6ª Feira

Períodos de chuva e/ou aguaceiros por vezes localmente fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território. Diminuindo de intensidade para o início da tarde e com boas abertas no decorrer da mesma (hoje 20.10 - o IM e os media lançaram vários alerta para possiveis situações de temporal, sinceramente não sei onde foram buscar a informação, porque não consigo ver outro estado de tempo com aguaceiros e boas abertas à medida que a tarde passa???!!!!).
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 13ºC 16 a 21ºC
Vento moderado SW

Dia 21 - Sábado

Céu muito nublado nas regiões em todo o território, contudo, os aguaceiros só serão mais prováveis para as regiões Norte e Sul, ficando as regiões do centro com fraca possibilidade.
Temp. Mín. Temp. Máx.
08 a 13ºC 17 a 23ºC
Fraco a Moderado WNW

Dia 22 - Domingo

Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada, sendo que ocorrerão períodos de chuva forte nas regiões do litoral e, que se estenderão progressivamente para as regiões do Interior o início da Tarde, diminuindo de intensidade e passando temporariamente a regime de aguaceiros para o início da noite.
Temp. Mín. Temp. Máx.
10 a 16ºC 18 a 21ºC
Vento: Forte de SW em especial nas terras altas

Dia 23 – 2ª Feira

Céu muito nublado e Aguaceiros que serão pouco frequentes e a Norte do Mondego até ao início da manhã, existindo boas abertas até ao fim da tarde, altura em que começará a entrar outro sistema
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 15ºC 17 a 23ºC
Vento: Moderado a forte SW

Dia 24 – 3ª Feira

Períodos de chuva por vezes fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território, passando a aguaceiros e diminuindo de intensidade para o fim da tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 15ºC 17 a 22ºC
Vento: Moderado SW

Dia 25 – 4ª Feira

Períodos de chuva por vezes Muito fortes, em especial nas regiões Centro e Sul com possibilidade de trovoadas em todo o território, incluindo o arquipélago da Madeira até ao fim da manhã, diminuindo de intensidade para o fim da tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 16ºC 15 a 21ºC
Vento: Forte de Sul/SW no Sul e na Madeira

Dia 26 – 5ª Feira

Possibilidade de aguaceiros por vezes localmente fortes com possibilidade de trovoadas em todo o território. Diminuindo de intensidade para o meio da manhã.
Temp. Mín. Temp. Máx.
12 a 14ºC 14 a 20ºC
Vento: Fraco SE

Dia 27 – 6ª feira

Céu pouco nublado, mas aumentando de nebulosidade a partir do meio da madrugada, aguaceiros fracos nas regiões do Sul e no restante território não se prevê precipitação, apenas nuvens.
Temp. Mín. Temp. Máx.
10 a 14ºC 15 a 21ºC
Vento: Fraco a moderado de NE


Ensembles: http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png

Visitem o Fórum Português de Meteorologia para mais informações em http://www.meteopt.com

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

1 comentário:

bruno disse...

já criei uma especie de blog :)
vê em http://georiskos.blogspot.com