Seguidores

segunda-feira, novembro 13, 2006

Alerta - Tempestade dia 15 e 16 - Precipitações Intensas e Ventos Fortes -



Grande bem haja, a todos os interessados!

De facto a previsão que dava para a próxima 6ªfeira, antecipou-se 36h, pelo que devido a esta situação existe uma necessidade de actualização da informação num boletim extra. Devido ao enfraquecimento do anticiclone durante o dia de amanhã (que se apresentará céu limpo ou pouco nublado) e, que neste momento influencia o território Nacional, existirá o deslocamento da depressão que neste momento está a reorganizar-se entre a Madeira e os Açores e, que irá ter um deslocamento para NE. A juntar a isto está a existência de um forte gradiente térmico até 500hPa (ou 5 mil metros), sendo que em apenas 500 milhas as temperaturas de superfície oscilam 10ºC, isto com ajuda de um fluxo de Norte vindo da Gronelândia.

Toda esta instabilidade originada pelo que acima foi mencionado provocará uma Ciclogenese e um consecutivo enchimento da depressão à medida que começa afectar a Península. A partir do fim da manhã do dia 15 a nebulosidade começará afectar o território e existindo a possibilidade de existirem períodos de chuva para o a Tarde de 4ªfeira, que se estenderão a todo o território e aumentarão de intensidade para o início da noite em especial a Norte do Tejo, diminuindo de intensidade para a manhã do dia 16, passando ao regime de aguaceiros.



Resumindo, esperam-se precipitações fortes em todo o território, mas mais a NW do mesmo, com valores que poderão chegar aos 60 mm em 24h no Porto e vento fortes do quadrante SW, entre os 60 a 70 km/h, com rajadas que poderão atingir os 110km/h no Litoral Oeste e terras Altas, isto até ao fim da manhã de do dia 16. Salienta-se também uma ligeira descida das temperaturas para o fim do dia 16 e até dia 18, em especial das mínimas e a possibilidade da queda de neve acima dos 1600/1700m, o que indica ser a primeira neve para a Serra da Estrela e o Gerês.

Previsão Cotas de Neve

Ensembles: http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png

Poderá ser uma situação potencialmente danosa e com consequências dramáticas ao nível local, com a existência elevada de cheias locais devido ao transbordo de ribeiros e outros percursos de água, assim como em áreas urbanas densamente impermeabilizadas onde també a queda de árvores não está posta de parte. Contudo, pode não ficar por aqui, já que poderá existir novas depressão cavada nos dias 19/20, um Outono mesmo tempestuoso à moda antiga.

Assim teremos:

Assim teremos:

Dia 15 – 4ª Feira

Céu muito nublado a partir do fim da manhã, com períodos de chuva a partir da tarde nas regiões do Litoral, estendendo-se a todo o país para o início da noite, que poderão ser Intensos a Norte do Tejo e acompanhados por trovoada.

Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 13ºC 13 a 18ºC
Vento Moderado, de SW passando a Forte a Muito Forte para a tarde


Dia 16 – 5ª Feira

Céu muito nublado com períodos de chuva Forte até ao fim da manhã nas regiões do Litoral, passando ao regime de aguaceiros que poderão ser intensos a Norte do Tejo e acompanhados por trovoada, diminuição temperatura.

Temp. Mín. Temp. Máx.
05 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento Forte Muito Forte de SW, passando a moderado


Dia 17 – 6ª Feira

Céu Muito nublado, com aguaceiros em todo o território (que serão de Neve nos pontos mais altos da serra da Estrela) a Norte do Mondego até ao fim da manhã, contudo poderão ser mais frequente novamente ao início da noite

Temp. Mín. Temp. Máx.
03 a 10ºC 12 a 15ºC
Vento Moderado de SW

Dia 18 – Sábado

Céu muito nublado e aguaceiros mais frequentes a junto ao Litoral durante todo o dia, com a possibilidade de ocorrência de trovoadas.
Temp. Mín. Temp. Máx.
06 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento Moderado a Forte SW

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

1 comentário:

Lord of the Weather disse...

Olá!
Espero ques as previsões para a festa de Natal da BA6 se mantanham! Caso contrário, as senhoras e senhores organizadores/colaboradores da festa, vão-se revoltar com o Chefe do GAS!
Abraço