Seguidores

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Previsão estado do tempo até 09 de Fevereiro - Água para limpar o caminho ao General Inverno!


Um grande bem haja a todos os interessados!

Nesta primeira semana e meia iremos ter uma variabilidade de estados de tempo, estando inicialmente até dia 07 uma sucessão de bons estados de tempo, acompanhado por alguma nebulosidade e um mau conforto térmico, devido ao vento e a uma ligeira descida das temperaturas para o fim da previsão.
A partir de hoje, espera-se um enfraquecimento do anticiclone movendo-se para Sul, abrindo caminho para a passagem de um núcleo de baixas pressões associadas a um sistema frontal complexo a W das Ilhas Britânicas, pelo que a partir do dia 07 iremos ser afectados pela passagem de frentes associadas a baixas pressões, tendo como consequências a ocorrência de precipitação e, ondulação e ventos fortes (especialmente dia 07/10).


Depois tudo pode acontecer, espero que o Atlântico vá preparando o caldeirão e que mais lá para a frente faça das suas mas, com mais um pouco de frio, numa visita clássica de Fevereiro do grande General Inverno, para abrir caminho para a sua grande passagem para o fim do mês...

" FEVEREIRO QUENTE, LEVA O DIABO NO VENTRE "

Assim teremos


Dia 02 – 6ª Feira

Céu pouco nublado, ou limpo em todo o território com a possibilidade de formação Nevoeiros Matinais, contudo, espera-se um aumento da nebulosidade no Algarve e regiões fronteiriças do Sul e Centro.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-1 a 7ºC 6 a 14ºC
Vento Fraco de NNE

Dia 03 - Sábado

Períodos de céu muito nublado em todo o território, em especial nas zonas centro e Sul, sendo que a partir da manhã a aumentará a nebulosidade de SE para NW, com a probabilidade de aguaceiros e trovoadas, inicialmente no Algarve e Alentejo interior, afectando depois as restantes regiões Cento e Norte.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-2 a 7ºC 11 a 16ºC
Vento Moderado de ESE

Dia 04 - Domingo

Períodos de céu muito nublado no entanto, a partir da tarde a nebulosidade começará a dissipar pelo território de NW para SE podendo provocar aguaceiros até ao fim da tarde a sul do Tejo, sendo mais frequentes no interior.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
0 a 8ºC 10a 16ºC
Vento Fraco de WNW

Dia 05 – 2ª Feira

Períodos de céu muito nublado mas, existindo boas abertas para o fim da manhã, especialmente a Sul do Mondego, não se esperando precipitação.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
2 a 13ºC 11 a 15ºC
Vento Fraco/Moderado WNW

Dia 06 – 3ª Feira

Céu pouco nublado ou limpo em todo o território, contudo, poderão surgir períodos de nebulosidade alta para a tarde a Oeste na costa.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
3 a 14ºC 10 a 16ºC
Vento Moderado de W

Dia 07 – 4ª Feira

Céu muito nublado a partir do fim da manhã no Litoral Oeste progredindo para leste, sendo que são esperados para o fim do dia períodos de chuva a Norte do Tejo.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
1 a 12ºC 10 a 15ºC
Vento Forte de SW

Dia 08 – 5ª Feira

Períodos de chuva a Norte do Tejo progredindo para Sul durante a madrugada e até ao fim da manha, passando a regime de aguaceiros, em especial a Norte do Mondego diminuindo de frequência para a tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
2 a 12ºC 12 a 14ºC
Vento Forte/ Muito Forte de SW

Dia 09 – 6ª feira

Períodos de céu muito nublado em todo o território e possibilidade de períodos de chuva fraca ou aguaceiros, mais prováveis no Litoral Oeste.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
1 a 11ºC 11 a 14ºC
Vento Forte/ Muito Forte de SW

Ensembles:
Porto
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
Lisboa
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png
Meteogramas:
Porto
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR
Vila Real
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample_C.shtml?text=LPVR
Lisboa
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample_C.shtml?text=LPPT

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

1 comentário:

Refresko disse...

Tenho outro antigo ditado para si: «Se a candeia está a rir (sol) está o inverno para vir, se a candeia está a chorar(chuva) está o inverno para acabar.»
E na sexta feira 2 Fev, dia da Sra. das Candeias, estava um dia de sol...
A ver vamos...