Seguidores

quinta-feira, Fevereiro 08, 2007

Previsão Estado Tempo até 16 Fevereiro - Abundância de água com mudança para o Fim!


Um Grande bem haja a todos os interessados.


De facto a instabilidade vai continuar, com apenas umas horas de apaziguamento das condições atmosféricas num ou outro dia.
Esta situação é provocada por um desvio do Jet Stream mais para sul potenciando a Ciclogénese e a formação sucessiva de sistemas depressionários associados, que irão afectar o território do continente.

“Sol nascente desfigurado, no Inverno frio, no Verão molhado;”



Assim teremos:


Dia 09 – 6ª Feira

Céu muito nublado a partir do fim da manhã no Litoral Oeste progredindo para leste, sendo que são esperados períodos de chuva a Norte do Tejo e aguaceiros durante a manhã que poderão ser de neve nas terras altas do Norte acima dos 1200m. Temp. Mín. Temp. Máx.(Território N ->S)
4 a 10ºC 9 a 16ºC
Vento Forte/ Muito Forte de SW

Dia 10 - Sábado

Céu pouco nublado ou limpo em todo o território, contudo, poderão surgir períodos de nebulosidade alta para a tarde a Oeste na costa.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
5 a 9ºC 11 a 16ºC
Vento Moderado WSW

Dia 11 - Domingo

Períodos de chuva moderada principalmente a Norte do Tejo progredindo para o interior durante a manhã, passando a regime de aguaceiros, em especial a Norte do Mondego diminuindo de frequência para a madrugada.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
7 a 12ºC 10a 16ºC
Vento Moderado de WNW

Dia 12 – 2ª Feira

Períodos de chuva moderada a forte principalmente a Norte do Tejo progredindo para o interior durante a manhã, passando a regime de aguaceiros, em especial a Norte do Mondego diminuindo de frequência para a noite.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
6 a 13ºC 11 a 15ºC
Vento Moderado de NW

Dia 13 – 3ª Feira

Períodos de céu pouco nublado, contudo, aumentando nebulosidades a partir da manhã nas regiões Norte. Para as regiões a Sul do sistema Montejunto/Estrela espera-se períodos de chuva que se irão estender ás restantes regiões de S para N. Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
8 a 14ºC 10 a 16ºC
Vento Forte de SW

Dia 14 – 4ª Feira

Períodos de chuva, passando a aguaceiros durante a madrugada, passando a pouco nublado a partir da manhã sendo que são esperados para o fim do dia períodos de chuva a Norte do Tejo.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
6 a 12ºC 10 a 15ºC
Vento Forte de SW

Dia 15 – 5ª Feira

Períodos de chuva a Norte do Tejo progredindo para Sul durante a madrugada e até ao fim da manha, passando a regime de aguaceiros, em especial a Norte do Mondego diminuindo de frequência para a tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
3 a 11ºC 6 a 13ºC
Vento Moderado de NW

Dia 16 – 6ª feira

Períodos de céu muito nublado em todo o território e possibilidade de períodos de chuva fraca ou aguaceiros, mais frequentes no Litoral Oeste e que poderão ser de neve acima dos 1000m.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
0 a 9ºC 4 a 12ºC
Vento Moderado de NW

Ensembles:
Porto
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
Lisboa
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png
Meteogramas:
Porto
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR
Vila Real
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample_C.shtml?text=LPVR
Lisboa
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample_C.shtml?text=LPPT

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

3 comentários:

Rui Ferreira disse...

Muito obrigado pelas suas previsões. Espero que se mantenha a tendência para neve no fim de semana pelo menos a cotas elevadas, já não era mau.

Tenho acompanhado as suas previsões e comentários no MeteoPT.com e na maioria das vezes são mais úteis e detalhadas que as do INM.

Cumprimentos
Rui Ferreira

Rui Ferreira disse...

Muito obrigado pelas suas previsões, têm-me sido bastante úteis, no planeamento de algumas visitas à neve. Espero que a neve apareça no fim de semana, pelo menos a cotas elevadas, o que já não era mau, tendo em conta a pouca neve deste inverno.

Cumprimentos

Mário Marques disse...

Obrigado rui ferreira, tento ser o mais fiável possível e fazendo aquilo que mais gosto!
São esses comentários que me fazem ainda tentar melhorar!
Abraço
MM