Seguidores

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Previsão estado tempo Carnaval e até 23 de Fevereiro - Continuação da Humidade, com o Frio do General Inverno a espreitar!


Fonte UKMO


Um Grande bem haja a todos os interessados.


De facto a instabilidade vai continuar, com apenas umas horas de apaziguamento das condições atmosféricas num ou outro dia.
Esta situação é provocada por um desvio do Jet Stream mais para sul potenciando a Ciclogénese e a formação sucessiva de sistemas depressionários associados, que poderão afectar o território do continente até ao Carnaval.

Contudo, a Norte está-se a formar um monstro que se chama Anticiclone Polar Ártico ( muito rara aparição ), que já se pode ver nas cartas sinópticas a 132h (http://85.214.49.20/wz/pics/brack4a.gif ), e que poderá acabar em beleza o Inverno climático e quem sabe prolongá-lo um pouco mais para Março, isto em consonância com as minhas previsões de Inverno, onde previa que na 2ª quinzena existissem possibilidades de incursões frias e cavadas dando origem a um período frio e húmido.
Temos de aguardar, porque agora a atmosfera está a reagir através de mecanismos que podem despoletar alterações dramáticas e por consequência, accionar outros “gatilhos” de Causa - Efeito atmosférico a curto, i.e., mesmo num prazo 24 a 48h, sobretudo a partir do Carnaval.

“Sol nascente desfigurado, no Inverno frio, no Verão molhado;”



Assim teremos:


Dia 16 – 6ª Feira

Períodos de céu muito nublado em todo o território e possibilidade de períodos de chuva moderada a forte até à tarde, passando a partir da noite a regime de aguaceiros mais prováveis no NW do território e, que para a noite poderão ser de neve acima dos 900m.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
0 a 9ºC 8 a 14ºC
Vento Moderado a Forte SW

Dia 17 - Sábado

Céu predominantemente pouco nublado ou limpo em todo o território, contudo, persistindo alguns períodos de nebulosidade para o Sul até fim da manhã.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-1 a 9ºC 6 a 13ºC
Vento Moderado WNW

Dia 18 - Domingo

Céu pouco nublado ou limpo em todo o território, contudo, poderão surgir períodos de nebulosidade alta para a tarde a Oeste na costa.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-2 a 8ºC 5 a 13ºC
Vento Moderado de NW

Dia 19 – 2ª Feira

Períodos de chuva moderada a forte principalmente a Norte do Tejo progredindo para o interior durante a manhã, passando a regime de aguaceiros, em especial a Norte do Mondego diminuindo de frequência para a noite.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
1 a 9ºC 6 a 13ºC
Vento Forte de SW

Dia 20 – 3ª Feira

Períodos de chuva, passando a aguaceiros durante a madrugada, passando a pouco nublado a partir da manhã sendo que são esperados para a tarde boas abertas em todo o território.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
3 a 14ºC 10 a 14ºC
Vento Moderado de NW

Dia 21 – 4ª Feira

Céu pouco nublado ou limpo em todo o território, contudo, poderão surgir períodos de nebulosidade para a tarde a Oeste na costa, onde poderão ocorrer para a noite períodos de chuva fraca, passando a um regime moderado a Norte do Tejo.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
2 a 12ºC 9 a 14ºC
Vento Moderado N

Dia 22 – 5ª Feira

Períodos de chuva a Norte do Tejo progredindo para Sul durante a madrugada e até ao fim da manha, passando a regime de aguaceiros, em especial a Norte do Mondego diminuindo de frequência para a tarde, devido a boas abertas.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
-1 a 11ºC 10 a 16ºC
Vento Moderado de SW

Dia 23 – 6ª feira

Períodos de céu muito nublado em todo o território e possibilidade de períodos de chuva fraca ou aguaceiros, mais prováveis no Litoral Norte e Centro.
Temp. Mín. Temp. Máx. (Território N ->S)
0 a 9ºC 8 a 12ºC
Vento Moderado de WSW

Ensembles:
Porto
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png

Lisboa
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Meteogramas:
Porto
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Porto_avn.png
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample.shtml?text=LPPR

Vila Real
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample_C.shtml?text=LPVR

Lisboa
http://85.214.49.20/wz/pics/MU_Lissabon_avn.png
http://wxweb.meteostar.com/sample/sample_C.shtml?text=LPPT

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

6 comentários:

O meteorologista disse...

Concordo basicamente com as tuas previsões para os 4 primeiros dias.E acho uma delícia esse pormenor de nuvens altas no domingo ...sem precipitação.Vê-se que sabes.mas permite-me um reparo:-poderão ocorrer para a noite chuva fraca,como dizes para quarta-feira!!!tens que ter cuidado no português...Poderá? Não é? Estavas a pensar nos períodos de chuva...juntas o plural e o singular...Eu sou leitor do vosso(nosso) site e vou tentar entrar...tenho dificuldades técnicas,,,já tentei mas sou mesmo tosco...vou ter ajuda de sobrinho.de qualquer maneira apresento-me:-sou observador no Aeroporto de p.rubras e amo a meteo desde que me conheço. mas se não falarmos bom português ninguém nos leva a sério...e no blog há muitos prontos...perceberás o que digo...Um abraço e continua´que vais bem...

Mário Marques disse...

Obrigado pelo comentário Meteorologista!
De facto a pressa é inimiga da perfeição, pelo que já efectuei a correcção.
Compreendo perfeitamente que os meteorologistas dos aeroportos só utilizam as suas competências para uma previsão útil até 96/120h, devido ao seu âmbito profissional, mas usando outras técnica a previsão poderá ser mais aprofundada na sua série de tempo.

Vamos aguardar e ver se se fica só por 4 dias. ;-)

Rui disse...

Gostava de lembrar que as condições de ontem (16/2) foram muito semelhantes às da grande tempestade de 18 de Fevereiro de 1978: um extenso anticiclone polar ártico, a depressão da Islândia bastante cavada e o anticiclone dos Açores quase em cima do território português.
Creio que foi só porque a massa de ar frio que entrou não era tão fria como a de 1978 (quando a depressão da Islândia "desceu" bastante para Sul) que não houve uma tempestade tão intensa.

Mário Marques disse...

Boas rui e obrigado pelo comentário!
No entanto, as condições sinópticas tiveram algumas semelhanças, no que toca à posição de diferentes sistemas, só que a de Fev. de 1978 foi mais intensa e duradoura, isto sobretudo nano seu posicionamento geográfico entre os Açores e o Continente. Contudo, sou da opinião que Março ainda trará algumas usrpresas de frio em altitude e depressões cavadas.

Rui disse...

De facto, os últimos invernos não têm tido a força que habitualmente tinham. Nesta década, só mesmo o de 2000/01, que nem foi particularmente frio.
Agora sobre Março, eu não seria tão optimista já que estou estou a ver o nosso "amigo" anticiclone dos Açores com muita força. ;)

PS: Andaste na FLUP? Eu fiz lá Línguas e Literaturas. ;)

Mário Marques disse...

Boas Rui,

Ele que venha para existirem Incursões de N ou NW para prolongar a sensação de frescura, das grandes amplitudes térmicas, das alergias e das geadas tardias mas, não sei se vai ficar cá por muito tempo já que o Jet Stream ainda está a sair muito a Sul da costa E do continente americano.