Seguidores

quinta-feira, novembro 15, 2007

Previsão Meterológica até 25 de Novembro 2007 - Um sopro de Outono a chegar e com o Inverno a espreitar!


video



A situação sinóptica nos próximos 10 dias é a seguinte:
Na próxima fase de Quarto Crescente, iremos assistir a uma alteração de padrão, irá provocar uma breve instabilidade atmosférica a meio próxima semana, pelo que todos deverão de aproveitar este fim-de-semana. Espera-se ainda, precipitação intensa, vento moderado a forte e uma descida dos valores das temperaturas, em especial, para as regiões a norte do Tejo e em altitude ficando na média 61-90 ou mesmo abaixo para o fim do período.
Alerta-se para o facto de que a sensação de frio (Windchill) será uma presença, porque o vento moderado, passando a forte e húmido assim o dita!Esta situação deve-se ao facto de existir uma circulação anticiclónica que irá bloquear o Atlântico e numa posição Vertical, injectando ar fresco e húmido do Noroeste do Atlântico, fazendo com que inicialmente sejamos afectados por uma depressão que mergulhará de Norte afectando primeiro as Ilhas Britânicas e depois a península Ibérica. Esta situação, é normal de ocorrer nesta altura do ano, tal como Novembro de 2005 e, posteriormente com um fluxo de Oestel com alguma severidade e provavelmente outra incursão de NW lá para o fim do período, sem dúvida uma mudança radical com cheirinho a Inverno!
Bem haja,

“Quando a Roca tem capelo colhe a vela e vai-te ao Restelo”

Assim iremos ter:

Dia 16 – 6ª feira
Períodos de céu muito nublado em todo território, e a probabilidade de ocorrência de chuvisco no litoral Oeste Centro e Sul. No entanto, espera-se boas abertas e com nuvens altas para o restante território.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 10ºC 12 a 20ºC
Vento fraco direcção Leste

Dia 17 – Sábado
Períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo território, e a probabilidade de formação de neblinas ou nevoeiros matinais em locais abrigados. No entanto, espera-se nuvens altas para o Litoral Oeste.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
04 a 13ºC 14 a 20ºC
Vento fraco a moderado N

Dia 18 - Domingo
Períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo território, no entanto, espera-se um aumento da nebulosidade nuvens altas, sobretudo para o Litoral Oeste.
No que toca ás temperaturas, espera-se mais uma ligeira descida da temperatura, mais significativa a Norte do Tejo.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 13ºC 12 a 21ºC
Vento moderado de WNW (20-30km/H)

Dia 19 – 2ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de ocorrência de chuva em todo o território, a partir da manhã, passando a regime de aguaceiros para o fim da tarde.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 12ºC 13 a 19ºC
Vento Forte de SW (40-50km/H)

Dia 20 – 3ª Feira
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de períodos de chuva forte, em especial a partir da tarde e nas regiões Centro e sul estendendo-se para as regiões do Interior, ao passo que o Norte terá boas abertas.
No que toca ás temperaturas, espera-se mais uma l descida da temperatura, mais significativa a Norte do Tejo.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 14ºC 14 a 18ºC
Vento Forte de SW, rodando para WNW (40-50km/H)

Dia 21 – 4ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado nas regiões a Sul do Tejo, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros até ao final da manhã e que poderão ser localmente fortes. Nas regiões do Norte existirão boas abertas
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 15ºC 13 a 17ºC
Vento moderado de Noroeste (20-30km/H)

Dia 22 – 5ª Feira
Períodos de céu nublado em todo território por nuvens baixas, sobretudo para o Sul do território, permanecendo pouco nublado ou limpo nas regiões a Norte do Tejo.
No que toca ás temperaturas, espera-se uma ligeira subida da temperaturas máximas e descida das mínimas, mais significativa a Norte do Tejo.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 15ºC 16 a 18ºC
Vento moderado N (20-30km/h)

Dia 23 – 6ª feira
Períodos de céu nublado em todo território por nuvens baixas, sobretudo para o o Norte do território, permanecendo pouco nublado ou limpo nas regiões a Sul do Mondego.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 13ºC 14 a 18ºC
Vento moderado de Nordeste (20-30km/h)

Dia 24 – Sábado
Períodos céu muito nublado, em todo o território com a possibilidade de períodos de chuva fraca a partir do fim da tarde e nas regiões Litoral Oeste, progredindo para as regiões do Interior,
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 13ºC 13 a 17ºC
Vento fraco de Noroeste (<20km/h)

Dia 25 - Domingo
Prevê-se períodos de céu muito nublado nas regiões a Norte do Tejo, com probabilidade de ocorrência de aguaceiros até ao final da manhã e que poderão ser localmente fortes. Nas regiões do Norte existirão boas abertas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 12ºC 14 a 17ºC
Vento moderado de Noroeste (20-30km/h)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Melhores cumprimentos,
Mário Marques

Sem comentários: