Seguidores

quarta-feira, novembro 26, 2008

AVISO não Oficial - Vaga Frio Polar - Frio, Chuva e Vento por vezes intensos e Neve para Terras Altas e Médias 28 a 02 Dezembro



De facto como vinha indicando, que após aproximar do quarto Crescente iríamos assistir a uma mudança de padrão, com a intrusão do frio e, só ainda estamos em Novembro, vai ser um à antiga!!
Quanto à previsão do estado do tempo, até à próxima fase de Quarto Crescente (neste momento está a ir para a fase de Lua Nova)
Devido a um fluxo de massa de ar fria e húmida que irá afectar o território nacional, especialmente a parte Norte, durante este fim de semana que se avizinha, iremos assistir a um evento não muito comum nesta altura do ano, se calhar é porque estamos mal habituados!
Esta situação deve-se à presença de duas áreas de altas pressões, um situada a NW dos Açores e a outra no Leste da Europa, tendo um efeito de funil pressionando a movimentação da massa polar através das ilhas Britânicas em direcção à Península e que se começará a sentir a partir de 6ªfeira.
Para a madrugada de Sábado e Domingo prevejo Nevões acima dos 1000 e 600m respectivamente em todo o Nordeste transmontano e Interior Centro e chuva gelada junto ao litoral Norte e a sensação térmica de frio vai ser forte, também devido ao vento.
Para terem uma ideia, as temperaturas máximas no Porto não passarão dos 9º/10ºC e as mínimas perto dos 3/4ºC, isto durante o fim de semana prolongado, sendo que a partir da tarde de quarta, exista um aumento da temperatura e uma diminuição da intensidade dos aguaceiros ( QUE PODERÃO SER LOCALMENTE FORTES até lá).
Lembro que esta é uma situação de configurações atípica para época do ano (Frio, Chuva e Vento intensos, i.e., todos os três elementos em extremos) e imprevisível, já que nem no Inverno acontecem!

Acompanha aqui: Acompanhamento Situação Especial - Vaga Frio Polar 29 Novembro a 02 de Dezembro 2008
Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php
Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/


“Se depois da Chuva vem Vento, põe-te em guarda e ganha tento”

Assim iremos ter:
Dia 27– 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Contudo a partir do fim da tarde espera-se aumento da nebulosidade no Litoral Oeste.
Espera-se ainda uma ligeira descida das temperaturas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-5 a 09ºC 10 a 19ºC
Vento fraco a moderado de Nordeste ( 20 a 30 km/h, no Litoral Oeste)

Dia 28 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território e a probabilidade de períodos de chuva no litoral a Norte do Mondego a partir do fim da manhã, progredindo para as restantes regiões do território ao longo da noite. Destaca-se ainda, a possibilidade de queda de neve nas Terras altas acima dos 1000m para o fim da tarde.Espera-se ainda, a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-4 a 10ºC 09 a 16ºC
Vento fraco a moderado de NE ( 20 a 30 km/h, soprando com rajadas 50km/h, no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 29– Sábado
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de períodos de chuva, passando aguaceiros, que serão mais frequentes a partir da manhã para as regiões Norte e, que serão de neve nas terras altas acima dos 800m, com a possibilidade temporária, de descida de cota até aos 700/600m ao longo do dia.
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-5 a 07ºC 06 a 14ºC
Vento moderado a forte de NW (30 -40km/h, soprando com rajadas até 70km/h , no Litoral Oeste e Terras altas)

Dia 30 – Domingo
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de aguaceiros, que serão mais prováveis para a madrugada para as regiões Norte e Centro e, que serão de neve nas terras altas acima dos 600m, com a possibilidade temporária, de descida de cota até aos 400m ao longo do dia.TMín. TMáx. (Território N ->S)
-5 a 07ºC 05 a 13ºC
Vento moderado de N (20-30km/h mas, soprando com rajadas até 50km/h, no Litoral Oeste e Terras altas)

Dia 01 – 2ª Feira
Céu muito nublado a norte do sistema Montejunto – Estrela e a possibilidade de aguaceiros, que serão mais prováveis para as regiões Norte e progredindo para Sul e, que poderão ser de neve nas terras altas acima dos 600m, descendo de cota até aos 500/400m ao longo do dia.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-6 a 06ºC 09 a 13 ºC
Vento fraco a moderado de Norte (20 a 30km/h e com trajadas até 45/km nas Terras altas para a Noite).

Dia 02 – 3ª Feira
Prevê-se períodos de muito nublado, com a probabilidade de aguaceiros nas regiões do Norte e do Litoral Oeste, que poderão ser de neve acima dos 600 metros, ao passo que, nas restantes não se espera precipitação, passando a céu com boas abertas para a tarde. Possibilidade da diminuição acentuada das temperaturas ao longo do dia (com formação gelo nas estradas para as terras altas).
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-7 a 07ºC 05 a 12ºC
Vento fraco a moderado de Norte ( 20 a 30 km/h, no Litoral Oeste e terras altas do Norte e Centro)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques

Copyright © Meteoiberia 2007-2008

1 comentário:

ancar-fotos disse...

Gostei do seu blog...