Seguidores

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Estado do Tempo até 28 Fevereiro 2010 - Com o Inverno a persistir, ainda há muito que há-de vir...


Estado Mar - 08 Fevereiro 2010, Molhe do Douro - Mário Marques

Caros Concidadãos,
A situação sinóptica nos próximos dias, onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta de informação.

Durante o próximo período, iremos assistir a uma continuação do Inverno, mas desta feita, com um agravamento mais generalizado e em termos de vento e precipitação.
Quanto à previsão do estado do tempo, na fase de Quarto Crescente, , existem hipóteses de precipitações localmente intensas, vento e alguma queda neve nos locais habituais e temperaturas aos altos e baixos.
De assinalar o forte fluxo de Oeste com chuva e algum vento e com o frio marítimo acompanhar, a partir do FDS 20/21, alternando com a passagem das frentes associadas.
Esta situação deve-se ao mergulho da corrente de jacto mais a Sul, e que irá injectar sobre todo o território Nacional (inclui os arq. Açores e a Madeira) , permitindo que as depressões se intensifiquem junto aos Açores e se desloquem em direcção ao continente.
Resumindo, Inverno mais tempestuoso sobretudo entre os dias 21/23 e 24/26 de Fevereiro, para depois o frio retornar…


A próxima actualização a 25.02.2010!
Mais em: http://meteoseringador.blogspot.com/
Ou no Fórum de Discussão: http://meteoiberia.com/forum/index.php
Discussão/Previsão Inverno 2009/10
Meteoiberia no FACEBOOK
http://blip.fm/DJMeteoseringador

Bem haja,

“Se depois da chuva vem vento, põe-te em guarda e ganha tento ”


Assim iremos ter:

Dia 18 – 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, sobretudo a Sul do sistema Montejunto-Estrela, onde existe a possibilidade de períodos de chuva por vezes intensa, em especial no Algarve para o fim da tarde. Não se espera precipitação a Norte do Mondego.
Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 10ºC 07 a 15ºC
Vento moderado de Noroeste/Oeste (20 a 30 km/h, soprando com rajadas 50km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas, em especial durante a noite)


Dia 19 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, onde existe a possibilidade de períodos de chuva fraca, em especial a Sul do sistema Montejunto-Estrela, passando a um regime de aguaceiros para o fim da tarde.
Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 09ºC 07 a 14ºC
Vento moderado de Noroeste/Oeste (20 a 30 km/h, soprando com rajadas 50km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas, em especial durante a noite)

Dia 20 – Sábado
Prevê-se períodos de céu muito nublado a no Litoral Oeste a Sul do Mondego, onde existe a fraca possibilidade de aguaceiros fracos, até ao fim da manhã e que poderão ser de neve acima dos 600m, em especial a Norte do sistema Montejunto/Estrela. Nas restantes regiões, esperam-se boas abertas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 10ºC 06 a 15ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km/h, soprando com rajadas 50km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas, em especial durante a noite)

Dia 21 – Domingo
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, onde existe possibilidade de períodos de chuva, por vezes intensos a partir do início da madrugada, em especial no litoral Oeste a Sul do Mondego e progredindo ás restantes regiões para a noite com maior intensidade. Inicialmente a precuipitação poderá ser de neve acima dos os 700/600m, mas subindo a cota para a tarde nas regiões do Norte e Interior para os 1200m, para a noite.
Espera-se ainda, uma subida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 14ºC 11 a 16ºC
Vento forte Sudoeste (40 a 55 km/h, soprando com rajadas 80km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)

Dia 22 – 2ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, onde existe possibilidade de períodos de chuva/aguaceiros e acompanhados por trovoadas a partir do início da manhã, em especial no litoral Oeste a Sul do Mondego e progredindo ás restantes regiões para a noite com maior intensidade, que poderão ser de neve acima dos os 1200m, nas regiões do Norte e Interior.
Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 09ºC 07 a 14ºC
Vento forte de Nordeste (35 a 50 km/h, soprando com rajadas 70km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas, em especial durante a noite)

Dia 23 – 3ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, onde existe possibilidade de aguaceiros/trovoadas, em especial no litoral Oeste a Sul do Mondego e diminuindo de frequência pela manhã. Todavia, estes poderão ser de neve acima dos os 700m, mas descendo a cota para a tarde nas regiões do Norte e Interior Centro para os 1000m.
-2 a 11ºC 04 a 16ºC
Vento forte Sudoeste (40 a 55 km/h, soprando com rajadas 80km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)

Dia 24 – 4ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado em todo o território, contudo, irá aumentar a nebulosidade e vento, em especial no Litoral Oeste a Norte do Mondego, com a possibilidade de períodos de chuva para o fim da tarde, progredindo ás restantes regiões para a noite .
Espera-se ainda uma subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 13ºC 06 a 17ºC
Vento forte Sudoeste (35 a 45 km/h, soprando com rajadas 80km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas e aumentando de intensidade para a noite)

Dia 25 – 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, onde existe possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte a partir do início da manhã, em especial no litoral Oeste a Norte do Tejo, passando a um regime de aguaceiros para a noite com menos intensidade, que poderão ser de neve acima dos os 1500m, mas descendo gradualmente a cota para a noite nas regiões do Norte e Interior Centro até aos 800m.
Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 10ºC 04 a 14ºC
Vento forte a muito forte de Sudoeste (45 a 60km/h, podendo atingir rajadas 90km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas durante a noite)

Dia 26 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com possibilidade de aguaceiros até ao fim da tarde, sobretudo nas regiões do a Norte do Mondego e que poderão ser de neve acima dos 800/700m.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 10ºC 04 a 13ºC
Vento moderado Noroeste (20 a 30 km/h, soprando com rajadas 60km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)

Dia 27 – Sábado
Prevê-se períodos de céu pouco nublado em todo o território, contudo, poderá apresentar-se muito nublado, em especial no litoral Oeste, onde existe possibilidade de aguaceiros para a tarde. Espera-se ainda, uma subida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC 09 a 15ºC
Vento fraco Variável (<20 km\h)

Dia 28 – Domingo
Prevê-se períodos de céu pouco nublado em todo o território, contudo, poderá apresentar-se temporariamente nublado até ao fim da manhã, em especial no Litoral Norte, passando a boas abertas
Espera-se ainda, uma descida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
00 a 11ºC 06 a 15ºC
Vento fraco Oeste (<20 km\h)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques

Copyright © Meteoiberia 2007-2010

4 comentários:

vítor sá @ BIFE RadioShow disse...

parabéns pelo blog!
fiquei "cliente"!
bom tempo!
até de repente.

claudia disse...

tendo em conta que tivemos vento de 150 km... devido à passagem de um ciclone na costa fiquei pouco convicta destas previsões.

Mário Marques disse...

Bom dia, Não viu a previsão actualizada para a Madeira e Continente no dia 25/02?
Comentou na previsão da semana anterior?
Terá de estar mais atenta ás suas observações.

Mário Marques disse...

OBRIGADO VITOR.